Remédio usado no combate ao tabagismo pode ser útil no tratamento do alcoolismo

Indicado para quem quer parar de fumar, o medicamento vareniclina, vendido com o nome de Chantix, pode se tornar uma arma também no combate ao alcoolismo, segundo estudo da Universidade de Chicago.

No experimento, bebedores sociais, que consumiam álcool moderadamente ou em grande quantidade, relataram disforia (estado caracterizado por ansiedade, depressão e inquietude) ao beber três horas após terem recebido uma única dose de vareniclina. Eles disseram também que o prazer de beber diminuiu, mesmo depois que os pesquisadores controlaram os efeitos causados pela droga, como náusea. Estas respostas subjetivas, concluiu o trabalho, poderia desestimular pessoas com propensão a abusar do álcool.

Nossas descobertas lançam luz no mecanismo que explica por que as pessoas consomem menos álcool quando usam vareniclina — diz Emma Childs, pesquisadora associada da Universidade de Chicago — Os efeitos prazerosos do álcool, como, por exemplo, ficar mais comunicativo, são associados com grande consumo de bebida. Se a vareniclina reduz estes efeitos e aumenta as sensações desagradáveis, pode ser que a pessoa consuma menos álcool ao tomar este medicamento - O Globo.